Icém dá os passos para se tornar referência em Educação

Num país, onde a realidade do setor tem contrastes totalmente diferentes, a população de Icém, tem motivos de sobra para comemorar, e reconhecer os feitos do governo icemense na Educação.

Danilo Miranda
A diretora geral do Departamento de Educação de Icém – Nilcelena Neves, durante homenagem do setor, prestada a prefeita de Icém – Juliana Rodrigues

Da redação

Quando abordamos o tema Educação brasileira, são raros os exemplos, como o de Icém. Desde 2013, a prefeita do município – Juliana Rodrigues dos Santos (SDD), vem implementando com investimentos significativos. Suas ações, desencadeou num conjunto de ações bem executadas, que vem garantindo o avanço do ensino público da cidade, rumo a uma educação universal de qualidade.

Com a adoção de um currículo unificado, avaliação frequente de alunos, cooperação para formação dos professores, incentivo à participação dos pais na vida escolar e combate a fraquezas identificadas na rede, a Educação de Icém, vem superando seus gargalos, e atingindo suas metas. A receita para uma Educação de qualidade é um olhar da administração interessado, eficiente e comprometido com o setor.

"Não há fórmulas secreta que funcione se não há no município uma gestão preocupada de fato com equidade e qualidade do ensino público", disse Nilcelene Marques Neves – diretora municipal de Educação.

Merenda Escolar

A partir de 2013, o município vem investindo no ensino fundamental, acima do que estabelece a Constituição, tomando a dianteira entre as redes municipais, que ainda tem um longo caminho pela frente. Diferente de outras cidades brasileiras, o governo icemense, vem alavancando a o ensino fundamental, fomentando também a qualidade da merenda escolar, que é acompanhada por uma nutricionista. São três refeições por dia servidas aos alunos, incrementada com frutas.

Kit Escolar

Em Icém, o governo municipal fornece para os alunos o uniforme e kit Escolar, com material de qualidade, além de mochila. Ação que não se vê em nenhuma cidade da região e não bastasse tudo isso, o que não ocorre na grande maioria das cidades brasileiras, o ensino no município é apostilado – sistema Positivo. Essa estrutura educacional faz com que a cidade tenha em sua grade escolar, alunos de cidades vizinhas.

Nova Escola

A nova estrutura escolar do município, inaugurada recentemente na Vila de Furnas, E.M.E.F. ''Professora Maria Rezende de Moraes'', é o perfil de um governo que apesar de todas as dificuldades orçamentárias, vem assegurando o futuro da Educação de Icém, dando os primeiros passos para o setor, ser vislumbrado como modelo para o país.

O novo estabelecimento de ensino fundamental de Icém, com capacidade para atender a 600 alunos, tem detalhes que diferencia a Educação de Icém com a de milhares de escolas brasileiras, ou seja, em todas as salas de aulas tem ar-condicionado, o refeitório é amplo e ventilado, salas de informática com tecnologia avançada, internet em todos os pontos da escola, biblioteca, sala de leitura, área de lazer com mesas de pebolim, banheiros com papel toalha e espelhos, além de acessibilidade.

Transporte Escolar

Essa é outra questão levada à séria no município. Além de oferecer transporte de qualidade para os alunos da zona rural, o município disponibiliza ônibus escolar, para todos os estudantes da zona urbana, o que não ocorre na maioria das cidades brasileiras, onde crianças e adolescentes, tem que caminhas alguns quilômetros, para chegar a escola.

Da reportagem

Num país, onde a realidade do setor tem contrastes totalmente diferentes, onde escolas mal tem merenda escolar, a população de Icém, tem motivos de sobra para comemorar, e reconhecer o feito de um governo que investe em Educação.

Mais Fotos:

Danilo Miranda
Vista parcial de uma das salas de aula da nova escola, com ar-condicionado e sala de informática

Danilo Miranda
Cardápio da merenda escolar é preparado por uma nutricionista