MÁRCIO VALVERDE sugere a criação do Banco de Leite Materno

Vereador Marcinho Valverde (DEM)

Novamente o vereador Márcio Valverde (DEM) voltou a priorizar questões relacionadas à saúde. Na última sessão, Valverde sugeriu ao governo municipal que entre em contato com o departamento responsável pelo Banco de Leite Materno de São José do Rio Preto (SP) e viabilize a implantação em Icém (SP).

Segundo o vereador, o município deveria implantar um programa, visando por meio de campanhas, à implantação em sua cidade do Banco de Leite Materno. Para ele, trará inúmeros benefícios para as crianças do município.

Marcinho do Hospital, como popularmente é conhecido na cidade, elencou a importância da capacitação de profissionais da saúde para captação e distribuição, conforme orientação medica, do Leite Materno excedente das lactantes em sua cidade.

“É importante o incentivo e apoio à amamentação, além da coleta, distribuição e pasteurização, sendo necessária a realização de um trabalho de promoção e divulgação do aleitamento materno à população, nas unidades de saúde, e em vários locais, inclusive associações, igrejas, dentre outros, para que as mulheres que amamentam e têm leite excedente, saibam que podem doar a um Banco de Leite Materno”, explicou o vereador, lembrando que o Banco de Leite Materno é um centro especializado, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno.

“Além da execução de atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite materno maduro, para posterior distribuição, sob prescrição de médico ou nutricionista, o incentivo governamental para a criação de Banco de Leite Materno de Icém, será um grande passo, para evitar a mortalidade infantil em nossa cidade”, assegurou Marcinho.

Retorno do SAMU

O parlamentar sugeriu ainda ao governo municipal, que resgate o retorno da USA (Unidade de Suporte Avançado), do SAMU, como base da região. Ele explicou sua propositura, lembrando que o socorro médico de urgência, depende do menor tempo à resposta, para o salvamento de uma vida. “No período em que a USA do SAMU esteve presente em nossa cidade, obtivemos sucesso em todos os atendimentos feitos”, assegurou o vereador, dizendo que a atual administração dispensou a USA, com a justificativa de que haveria um prejuízo em torno de R$ 15 mil/mensais. “Porém, com a regularização do Convênio Regional este déficit acabaria, e assim toda população teria um atendimento de maior qualidade em urgência e emergência”, concluiu Valverde.