Etec e Unicamp criam jogo para facilitar aprendizado de Matemática

Batizado de Hariolus, que significa cartomante em latim, o jogo é adivinhatório; ferramenta ficará disponível para download gratuito na internet.

Governo de São Paulo
Clara Mascarin, Emilly Zeuri, Laura Carmona Ferreira e Mayara Bizan desenvolveram o programa urante um projeto realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas

Tem dificuldade em aprender Matemática? Um grupo de quatro alunas do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, criou um jogo de computador para auxiliar estudantes de Ensinos Médio e Superior no aprendizado da disciplina.

Batizado de Hariolus, que significa cartomante em latim, o jogo é adivinhatório, e o jogador escolhe um número para que o sistema “adivinhe” qual foi a opção escolhida.

Clara Mascarin, Emilly Zeuri, Laura Carmona Ferreira e Mayara Bizan desenvolveram o programa durante um projeto realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Unicamp) para estimular meninas e jovens a fazer Ciências Exatas, Engenharia e Computação.

De acordo com os autores, após o deferimento do registro no INPI, o jogo ficará disponível para download gratuito na internet como uma ferramenta de software livre na área educacional.

"Além da adivinhação, o jogo desvenda o mistério por trás da ‘mágica’. São apresentadas telas de apoio que mostram ao jogador os fundamentos dos algoritmos e como foram feitos os cálculos que levaram até o número que ele escolheu", explica Clara.

O trabalho chamou a atenção da Agência Inova Unicamp, que solicitou o registro do programa de computador ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). "O projeto tem uma proposta bem interessante e conta com um grande potencial educativo", afirma o assessor de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, Ciro de la Cerda.