Governo de SP prorroga vacinação contra gripe no estado até o dia 31

Prazo inicial da campanha terminava nesta sexta-feira (20). Prioridade será para cidades que ainda não atingiram meta do público-alvo.

Reprodução/TV TEM
Vacina está em falta em algumas cidades da região

Isabela Leite
Do G1 São Paulo

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (20) que vai prorrogar a vacinação contra a gripe no estado até o dia 31 de maio. O prazo inicial terminaria na sexta (20/5). Para a prorrogação do prazo, o governo comprou mais 1 milhão de doses da vacina produzidas pelo Instituto Butantan, que serão distribuídas com outras 900 mil doses residuais previstas pelo cronograma de vacinação.

Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual da Saúde, David Uip, o número de pessoas previstas para serem vacinadas dentro dos grupos de risco é estipulada pelo Ministério da Saúde. Para o estado de São Paulo, eram 12,8 milhões de pessoas, mas houve um aumento inesperado de doentes crônicos que buscaram os postos de saúde para serem vacinados.

Desde o dia 4 de abril, mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado. De acordo com o governo estadual, o índice é superior à meta da campanha para vacinar 9,5 milhões de paulistas.

O secretário estadual da Saúde, David Uip, disse que a prioridade para as doses "extras" será para as cidades que ainda não atingiram a meta para vacinar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária.

As doses já começam a ser distribuídas nesta sexta-feira e a distribuição segue até segunda-feira (23) nas cidades que ainda não atingiram a meta. Se sobrarem vacinas, elas podem ser distribuídas para outros municípios, como São Paulo, que atingiu 112% da meta. O cronograma de distribuição vai ser divulgado ainda nesta sexta-feira.

As vacinas da rede pública são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B.
Na rede privada, estão disponíveis também as vacinas quadrivalentes, com cepas para um outro tipo de gripe B, que circula nos Estados Unidos.

Região e doses distribuídas
Capital e Grande São Paulo: 705.000 doses extras