MESMO EM RECESSO, sete vereadores solicitam reajuste salarial dos servidores e dos professores

Vereadores encaminham propositura para prefeita do município, solicitando o cumprimento da lei salarial vigente no país. Eles pedem aumento salarial de no mínimo 6,47% para os efetivos e cumprimento do piso salarial nacional dos professores.

Mesmo em recesso, os sete vereadores saíram em defesa dos servidores públicos

Os vereadores de Icém, que estão em recesso ainda, se reuniram na Câmara e já deliberaram ações na defesa dos interesses dos servidores efetivos e dos professores. Conforme o que estabelece a Lei, os vereadores devem iniciar o processo legislativo, somente a partir do dia 1º de fevereiro, entretanto, os parlamentares icemenses, já estão trabalhando.

“Os funcionários vêm reivindicando constantemente sua revisão salarial e não vem sendo atendidos pelos governantes anteriores”, assinalaram os sete vereadores na propositura: Rogério do Rossírio (presidente), Ana Maria, Luzia do Picuta, João Ribeiro, Cinomar, Ulisses e Marcinho, lembrando ainda que a indicação foi feita com base no inciso X, do Artigo 37 da Constituição Federal.

De acordo com a propositura, que será encaminhada à prefeita do município, os parlamentares icemenses solicitam reajuste salarial para os efetivos de no mínimo, 6,47%, a partir do mês de março deste ano, justificando que a desvalorização dos servidores, compromete a prestação dos serviços públicos para a população.

Durante a reunião, eles ainda justificaram o encaminhamento da propositura, dizendo que o município não está cumprindo com o que determina a lei salarial, lembrando que o mínimo vigente no país é de R$ 937,00 (novicentos e trinta e sete reais).

Professores

Com base no anuncio do Ministério da Educação, os sete vereadores, ainda encaminharam outra propositura ao governo icemense, lembrando que a partir do dia 12 de janeiro deste ano, o governo federal elevou o piso salarial nacional dos professores, que era de R$ 2.135,64 (dois mil, cento e trinta e cinco reais, e sessenta e quatro centavos) para R$ 2.298,00 (dois mil, duzentos e noventa e oito reais).

“Sabemos que o contexto atual, é de dificuldade financeira, mas cumprir o piso nacional é uma obrigação. As redes municipais são obrigadas a cumprir a legislação federal, razão pela qual, elaboramos a presente indicação”, justificou os vereadores na propositura, assinada pelos nove vereadores.