MESSIAS VOLTA A COBRAR implantação de sistema de compostagem do lixo

O vereador disse que além de preservar o meio ambiente, a compostagem é uma fonte de geração de empregos e renda. Para ele, o município deve ter um controle maior de preservação ambiental.

Vereador Messias do Bar (PT)

O parlamentar petista – Messias Paulo Ribeiro (PT) voltou a cobrar do Departamento de Meio Ambiente de Icém que se viabilize a elaboração do projeto de compostagem do lixo orgânico de Icém, visando à proteção do solo e ao mesmo tempo a produção de adubo orgânico.

Durante a sessão, o vereador explicou que a decomposição e reciclagem da matéria orgânica, contida em restos de origem animal ou vegetal, propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros. “Esse processo permite dar um destino correto aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e domésticos, a exemplo de restos de alimentos e resíduos do jardim, atualmente descartados no aterro sanitário sem um controle adequado”, afirmou o vereador, salientando que o Departamento de Meio ambiente da cidade deveria investir na elaboração do projeto de compostagem do município.

“Além de preservar o meio ambiente, o sistema de compostagem de lixo, irá gerar empregos”, destacou, lembrando que em cidades do interior do Estado, essa prática já vem ocorrendo. “O adubo orgânico, produzido durante o processo de compostagem, é utilizada em jardins e hortas, na produção agrícola, além de aumentar a capacidade de retenção de água no solo, permitindo o maior controle da erosão, que é prejudicado pelo uso excessivo de fertilizantes sintéticos”, destacou Messias.