INICIAL  |  A CÂMARA  |  MESA DIRETORA  |  VEREADORES  |  ATOS OFICIAIS  |  NOTÍCIAS  |  SIC - CONTATOS
 
 

MESSIAS VOLTA A COBRAR implantação de sistema de compostagem do lixo

O vereador disse que além de preservar o meio ambiente, a compostagem é uma fonte de geração de empregos e renda. Para ele, o município deve ter um controle maior de preservação ambiental.


Edson T. dos Santos
Vereador Messias do Bar (PT)

Edson T. dos Santos
Da reportagem local

O parlamentar petista – Messias Paulo Ribeiro (PT) voltou a cobrar do Departamento de Meio Ambiente de Icém que se viabilize a elaboração do projeto de compostagem do lixo orgânico de Icém, visando à proteção do solo e ao mesmo tempo a produção de adubo orgânico.

Durante a sessão, o vereador explicou que a decomposição e reciclagem da matéria orgânica, contida em restos de origem animal ou vegetal, propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros. “Esse processo permite dar um destino correto aos resíduos orgânicos agrícolas, industriais e domésticos, a exemplo de restos de alimentos e resíduos do jardim, atualmente descartados no aterro sanitário sem um controle adequado”, afirmou o vereador, salientando que o Departamento de Meio ambiente da cidade deveria investir na elaboração do projeto de compostagem do município.

“Além de preservar o meio ambiente, o sistema de compostagem de lixo, irá gerar empregos”, destacou, lembrando que em cidades do interior do Estado, essa prática já vem ocorrendo. “O adubo orgânico, produzido durante o processo de compostagem, é utilizada em jardins e hortas, na produção agrícola, além de aumentar a capacidade de retenção de água no solo, permitindo o maior controle da erosão, que é prejudicado pelo uso excessivo de fertilizantes sintéticos”, destacou Messias.



 

   A CÂMARA    O LEGISLATIVO    ATOS OFICIAIS    O MUNICÍPIO
História da Câmara Mesa Diretora Atas das Sessões História do Município
Conheça a Câmara Vereadores em Exercício Pautas e Ordem do Dia Símbolos
Funções da Câmara Ex-Vereadores Pesquisar Leis e Decretos Números
Atividades Legislativas Comissões Permanentes Pesquisar Proposituras Telefones Úteis
Funcionários Galeria de Presidentes Portal da Transparência Site da Prefeitura
Glossário Legislativo Funções do Vereador Normas Jurídicas Links Úteis
Contatos / Fale Conosco Legislaturas Editais  

www.camaraicem.sp.gov.br